COMO COMEÇOU

O começo de um sonho saboroso

A Queensberry nasceu de um hobby que logo se transformou em um audacioso e delicioso projeto. Ao degustar um doce caseiro de goiaba que havia ganhado de presente de uma tia, o médico paulistano Luiz Heraldo Câmara Lopes resolveu começar a fazer geleias, no comecinho da década de 1980.

A ideia era produzir uma geleia nacional com padrão de qualidade europeu e, para que isso fosse possível, Câmara Lopes sabia que deveria fazer as malas e buscar inspiração. O destino foi Kivik, um vilarejo com menos de mil habitantes no sul da Suécia, famoso pela produção artesanal de geleia de lingonberry. Esta fruta é tão famosa na região que todos os anos no mês de julho, época de sua colheita, a cidade promove a Kiviks Marknad, uma animada feira a céu aberto para vender produtos feitos com lingonberry.

De sua viagem, o médico paulista trouxe para o Brasil a técnica genuinamente europeia para fabricar geleias, a fôrma de um bonito pote de vidro bojudo e baixinho e o nome imponente com que batizaria sua empresa: Kiviks Marknad.

Nos fundos de uma casa na Rua Barata Ribeiro, no bairro paulistano da Bela Vista, a Kiviks Marknad começou a funcionar oficialmente com dois funcionários em uma espécie de fabriqueta, porém ainda não havia venda de produtos.

Nos dois anos seguintes, as receitas foram elaboradas cuidadosamente até que se chegasse a um resultado que as brasileiras e os brasileiros ainda não encontravam à disposição nos supermercados: geleias com sabor surpreendente, feitas com muita fruta e o mínimo possível de açúcar. Em tachos adquiridos de uma fábrica recém desativada, a expert em geleias Cyanéa T. de Freitas, autora do livro Geleias – Receitas Testadas, desenvolveu em conjunto com um único funcionário 76 receitas à base de frutas.

Uma agência de propaganda ficou responsável pela criação da marca, que deveria ser sofisticada como o produto. Vários nomes foram testados, até que o nome final surgiu por acaso. Chovia quando Câmara Lopes viu um amigo vestido com uma capa de chuva da tradicional grife britânica Burberry. Certo de que sua marca tinha potencial de ser a Rainha das Frutas Silvestres, o médico fez sua escolha: o nome da marca seria Queensberry. Para homenagear as grandes navegações que trouxeram especiarias orientais para o Ocidente, o barco à vela foi incorporado à logomarca e segue como símbolo da Queensberry até os dias atuais.

Nasce a fama de “Gringa”

Com nome em inglês e geleias com sabor superior vendidas em potes diferentes e maiores do que os outros – 470 gramas, quase o dobro do tamanho das outras marcas nacionais, a Queensberry já chegou ao mercado brasileiro com fama de “gringa”.

Lançada nos sabores morango, maracujá, abacaxi, framboesa, amora, abricó e laranja, a marca logo fez sucesso nos supermercados e empórios de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza.

NOVOS NEGÓCIOS

PRIMEIROS PASSOS

Presente em Todos os Estados

Com 23 anos de experiência no setor alimentício, o empresário Eduardo Moraes havia acabado de vender a indústria de adoçantes Adocyl e estava em busca de novos negócios. Após conhecer a Kiviks, comprou a empresa de porteira fechada. O objetivo era fazer a Queensberry chegar aos pontos de venda de todos os estados brasileiros.

Juntamente com seu filho Cristiano Moraes, Eduardo pôs seu plano de expansão em prática e a empresa dobrou seu faturamento. Ainda sem fazer propaganda do produto e acreditando na efetividade do boca a boca, pai e filho investiram em pesquisas de mercado para ouvir o que pensavam os consumidores. As descobertas deram origem a mais significativas mudanças na história da Queensberry.

MUDANÇA NOS POTES E NAS LINHAS

Novo Tamanho e Linha

O lançamento do novo pote, com 320 gramas, fez dobrar o giro do produto nas prateleiras dos supermercados de todo o país em poucas semanas. A pesquisa mostrou que o pote anterior, com 470 gramas, prolongava a duração da geleia na geladeira dos consumidores, o que impedia ou prolongava a experimentação de novos sabores.

Além disso, um produto inovador e especialmente desenvolvido para os consumidores que não poderiam consumir geleias com açúcar chegou aos pontos de venda de todo o país. As geleias Queensberry Diet eram produzidas com sucralose e foram um sucesso logo no lançamento. Até hoje, a Queensberry oferece geleias diet que não apresentam residual amargo no paladar.

Enquanto o pote ficou menor, era cada vez mais aparente a necessidade de a fábrica aumentar. O galpão em Alphaville já estava pequeno para suportar a necessidade de produção.

PARCERIA ESTRATÉGICA

LÍDER NACIONAL

Mais Vendida do País

A Queensberry chegou ao posto que é seu até hoje: o de líder do mercado nacional de geleias. Formado em genética de plantas tropicais, com doutorado em gestão de negócios, o holandês Gerto de Rooij se juntou a Eduardo e Cristiano Moraes na sociedade da empresa. O principal objetivo era profissionalizar a gestão e inaugurar uma nova era de investimentos ousados, expansão dos negócios e o lançamento de novos produtos.

LINHA GOURMET

Geleias Inovadoras

Grande responsável pelas inovações no segmento de geleias nacional, a Queensberry deixou o universo exclusivo dos doces para lançar a linha Gourmet, com produtos agridoces ideais para acompanhar carnes, pratos salgados, queijos e aperitivos. Até hoje a linha Queensberry Gourmet traz produtos únicos e seus sabores se tornaram indispensáveis em diversos momentos da vida das consumidoras e consumidores brasileiros.

Hero Brasil

Em 2015 a Kiviks conquistou o primeiro lugar no ranking As empresas mais conscientes do Brasil, concedido pela revista Isto É; e encerrou com mais um momento marcante: a joint venture assinada com o grupo multinacional suíço Hero. Fundado exatamente 100 anos antes da Kiviks, em 1886, o Grupo Hero é líder na fabricação de geleias de frutas na Europa. Com a fusão, a diretoria da Kiviks pretendia conquistar espaço em diferentes categorias de produtos e explorar novos nichos de mercado. A herança e a expertise da Hero passaram a ser fatores fundamentais na expansão dos negócios no Brasil.

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